Noticias e Eventos

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2014) - Foto de João Cutileiro - acedido em: BNP

Aqui

Aqui, deposta enfim a minha imagem,
Tudo o que é jogo e tudo o que é passagem,
No interior das coisas canto nua.

Aqui livre sou eu — eco da lua
E dos jardins, os gestos recebidos
E o tumulto dos gestos pressentidos,
Aqui sou eu em tudo quanto amei.

Não por aquilo que só atravessei,
Não pelo meu rumor que só perdi,
Não pelos incertos actos que vivi,

Mas por tudo de quanto ressoei
E em cujo amor de amor me eternizei.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Dia do Mar'

Novo Ano Letivo 2018-2019 e, assim, o Projeto SOPHIA iniciou novas viagens! Desta vez, a contar histórias com cheirinho a HALLOWEEN!

Faleceu, hoje, em Lisboa, Maria José Moura, responsável pela criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, em pé e sapatos22 h ·

Maria José Moura, responsável pela criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, morreu hoje em Lisboa.
Maria José Moura era considerada, por muitos, a "mãe" da Rede de Bibliotecas Municipais. As diversas homenagens que lhe foram feitas, em Portugal e no estrangeiro, reconheceram a mulher que serviu a causa das bibliotecas durante toda a vida. A DGLAB, organismo que sucedeu ao IPLB e DGLB, lamenta profundamente esta perda.
Maria José Moura era licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas, com especialização no Curso de Bibliotecário Arquivista pela Universidade de Coimbra.
Foi Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa até 1987.
Em 1986, foi coordenadora e redatora do Relatório do Grupo de Trabalho nomeado pela Secretária de Estado da Cultura, com o objetivo de definir as bases de uma política nacional de leitura pública, e onde se apontavam as medidas imediatas de intervenção, bem como orientações conceptuais e programáticas sobre as bibliotecas a criar e que estiveram na génese da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Durante longos anos, e até 2006 - data em que se aposentou -, foi Diretora de Serviços de Bibliotecas do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, a que se seguiu a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, do Ministério da Cultura.
Foi, simultaneamente, Coordenadora Geral do Projeto do Inventário do Património Cultural Móvel, Delegada Nacional do PGI/UNESCO, Vice-Presidente do Conselho Superior de Bibliotecas, responsável pelo National Focal Point – Telematic for Libraries Program e membro do Information Society Forum (Bruxelas). Integra a Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura.
Foi sócia fundadora da BAD, de que era Associada Honorária, e onde desempenhou as funções de Presidente da Direcção, Presidente da Assembleia Geral e, mais recentemente, de Vice-Presidente do CDN.
Integrou entretanto os Comités Permanentes da IFLA “ Public Libraries” e “ Library Buildings and Equipment”.
Condecorada com a Ordem do Mérito, recebeu também (1998, Amesterdão) o Prémio Internacional do Livro, por proposta da IFLA.
Foto: Susana Lopes
Acedido em Livro.DGLAB