Noticias e Eventos

Razões evocadas por Román Belmonte* para, mesmo em adulto, ler livros infantis. Publicado no Dia Internacional do Livro Infantil no blog "Donde Viven Los Monstruos" :
1 - Acessibilidade;
2 - Curiosidade;
3 - Necessidade profissional;
4 - Beleza das ilustrações;
5 - Regresso à inocência, fuga ao mundo adulto;
6 - Nostalgia da infância, viagem à Terra do Nunca;
7 - Paixão;
 
 
Siete razones para que los adultos lean libros infantiles / 7 Reasons Why Adults Read Children's Books
Siete razones para que los adultos lean libros infantiles / 7 Reasons Why Adults Read Children's Books

 

 

“Num livro, o pequeno é sempre grande, de forma instantânea e não apenas quando se chega à idade adulta. Um livro é um mistério onde se pode encontrar algo que não se procurava ou que não estava ao nosso alcance. Aquilo que os leitores de uma certa idade não conseguem compreender, permanece na sua consciência como uma impressão, e continua a atuar mesmo quando não o compreendem totalmente. Um livro ilustrado pode funcionar como uma arca do tesouro de sabedoria e cultura mesmo para os adultos, da mesma forma que as crianças podem ler um livro para adultos e encontrar nele a sua própria história, um indício para as suas jovens vidas. O contexto cultural molda as pessoas, estabelecendo as bases para as impressões que se farão sentir no futuro, assim como para experiências mais difíceis, às quais terão de sobreviver sem por isso terem de deixar de ser íntegras.

 

Um livro infantil representa o respeito pela grandeza do pequeno. Representa um mundo que se cria de novo uma e outra vez, uma seriedade lúdica e preciosa, sem a qual tudo, incluindo a literatura para crianças, seria apenas um trabalho pesado e vazio.”

 
 

In: mensagem para o Dia Internacional do Livro Infantil da autora Inese Zandere (Letónia)
Mensagem em português na integra:
http://livro.dglab.gov.pt/…/Documents/DILI_2018_mensagem.pdf