Apresentação da Rede

Esta rede de bibliotecas abrange as bibliotecas do concelho de Penela, distrito de Coimbra. É resultado de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos, num trabalho articulado entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do Concelho.

Objectivos:

  • Enriquecimento do Catálogo Coletivo e sua disponibilização online, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da coleção ao nível concelhio.
  • Promoção da cooperação e do acesso aos recursos de informação, num quadro de gestão eficiente e eficaz dos recursos documentais disponíveis na rede.
  • Empréstimo interbibliotecas que consiste no empréstimo de recursos documentais entre as bibliotecas da Rede, potenciando e rentabilizando assim os recursos documentais de cada biblioteca.

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Salvador Manuel Dias dos Santos Arnaut nasceu em 25 de outubro de 1913 em Pastor, Penela. Licenciou-se em Medicina (1940) que chegou a exercer, mas, em 1947 ingressou no Curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Coimbra onde viria a desenvolver todo o seu percurso académico e cientifico como historiador. Doutorado em 1960. No seu percurso cientifico o Professor Salvador Dias Arnaut, impôs o maior apreço ao estudo da História Local onde Penela e o seu território estão muito presentes, testemunhado, aliás, na sua vasta obra literária.

Emerge, hoje, o CEHLR - Centro de Estudo de História Local e Regional - Salvador Dias Arnaut, situado ora, onde fora a sua própria residência, em Penela, e, que alberga todo o seu espólio bibliográfico, tornando-se, assim, num espaço aberto à continuidade da história e, ao futuro!

 

“A biblioteca escolar destaca-se pela sua centralidade física e simbólica, constitui-se como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, incrementando a ideia de uma cultura de leitura e escrita nas escolas.

Aprender a ler e ler para aprender são processos fundadores indissociáveis da ideia de educação. É necessário que na escola se leia de todas as maneiras, de forma autónoma e orientada, individualmente, a par e em grupo, em voz alta e silenciosamente, de forma extensiva e intensiva, sempre e em todo o lado, para aprender a manejar a informação de forma ética e crítica, estruturar o conhecimento, melhorar a aprendizagem e aumentar o sucesso educativo.”

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