A Biblioteca Municipal de Penela foi inaugurada em 29 de Setembro de 2006. Trata-se duma obra do Município de Penela que teve o apoio da DGLB (Direcção Geral do Livro das Bibliotecas) e, integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A Biblioteca Municipal assume-se como um serviço cultural público com funções de carácter informativo, educativo, cultural e de lazer, cuja missão é a de facilitar o acesso à documentação e à informação existente, nos mais variados suportes, bem como a promoção do livro e da leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento da qualidade de vida dos munícipes.

Para além do Fundo Local e de todo o espólio que se encontra em livre acesso, a Biblioteca Municipal possui ainda os seguintes fundos:

  • Fundo Santa Casa da Misericórdia
  • Fundo Museu Villa Romana do Rabaçal

 

Contactos

Paula Ferreira

Avenida Infante D. Pedro, 3230-277 Penela

239 560 020

https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Municipal-de-Penela

http://nozesvozeselivrosdepenela.blogspot.pt

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h00
Sábados das 14h00 às 19h00
Encerra aos domingos.

Regulamento da Biblioteca Municipal

Inserida num recente e moderno edifício, a Biblioteca Escolar encontra-se apetrechada com todo o equipamento, material e fundo necessário para que os alunos possam usufruir de um espaço confortável, acolhedor e com a qualidade necessária à prática da leitura. No ano lectivo anterior recebeu a visita de alguns autores, fazendo-se feira de autor e uma feira do livro durante a semana da leitura. Neste ano letivo serve 3 turmas de 1.º ciclo e 2 turmas de pré-escolar num total de mais de 100 alunos.

Contactos

Deve o seu nome a um vulto local considerado de grande valor ao nível literário, social e cultural. Homem da terra, Salvador Dias Arnaud editou vários livros sobre Penela. Estimado e dedicado professor, foi assim escolhido, em jeito de homenagem para dar nome à Biblioteca Escolar da Escola Básica Infante D. Pedro.

Situa-se no primeiro andar do edifício principal desta escola que serve alunos de 2.º e 3.º ciclo. Encontra-se na Rede de Bibliotecas Escolares já há vários anos tendo tido uma dinâmica forte e com qualidade reconhecida por toda a comunidade educativa.

Contactos

A biblioteca da ETPSicó é, sem sombra de dúvida o espaço mais nobre da escola, sendo, literalmente, o ex libris daquele edifício e o sítio onde habitualmente realizamos as ações que assumem uma maior importância na vida da pequena comunidade educativa.

Em termos de mobiliário foi, à época, equipada com o que de mais moderno existia no mercado, o seu acervo, não sendo o ideal é o possível mas contém, fundamentalmente, as obras consideradas mais importantes para a lecionação das disciplinas dos cursos em funcionamento no Pólo (Profissionais de Técnico de Análise Laboratorial e de Energias Renováveis). Dispõe ainda de uma máquina fotocopiadora e de uma impressora, esta ligada em rede a todos os computadores da escola. .

Contactos

O Centro de Estudo de História Local e Regional procura responder aos desafios colocados pela necessidade crescente de conhecer o passado das comunidades territoriais, facultando um espaço de pesquisa único, com acesso directo a uma biblioteca especializada e a um conjunto integrado de recursos para a história local portuguesa.

Consolidar as publicações académicas e não académicas relevantes para a história local e integrar, num interface único, o acesso aos recursos digitais disponíveis constituem os principais objectivos do CEHLR. Partindo da biblioteca especializada do Professor Salvador Dias Arnaut, legada ao Município de Penela, o CEHLR agrega uma extensa colecção de monografias locais, um espólio bibliográfico variado e um portal de integração de recursos digitais, que guia o investigador interessado na história das comunidades e territórios portugueses

O CEHLR alberga ainda uma programação anual de eventos de índole científica e formativa, facilitando a difusão da História Local e Regional na comunidades académica e no público em geral.

A biblioteca do CEHLR contém o fundo bibliográfico doado pela Família do Professor Salvador Dias Arnaut, uma colecção de monografias locais oferecidas por municípios de todo o país e obras especialmente adquiridas ou doadas.

Está disponível apenas para consulta presencial.

Contactos