Noticias e Eventos

II Festival Literário Internacional do Interior “PALAVRAS DE FOGO” é uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial que reúne um conjunto de eventos culturais, a decorrer de 14 a 17 de junho, nos municípios de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Penela, Arganil, Tábua, Ansião, Alvaiázere, S. Pedro do Sul e a Fundação ADFP de Miranda do Corvo
Este ano dedicado a José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, e aos 30 anos da queda do Muro de Berlim, com o tema transversal “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.
“… pretende envolver todos os agentes de desenvolvimento de todos os concelhos participantes, todos os talentos locais, em todas as ações a realizar em simultâneo: ações de formação, concursos, palestras, workshops, leituras, feiras do livro, espetáculos, multimédia, performances, instalações, exposições, para e com todos os públicos de todas as faixas etárias. Conta com cerca de 30 escritores convidados, entre portugueses e estrangeiros: Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Inês Fonseca Santos, Filipa Leal, Ana Paula Arnaut, Pedro Chagas Freitas, Danuta, Patrícia Portela, Joel Neto, Eunice Lourenço, Leonor Menezes, João Rasteiro, Edgar Valles, José Alberto Carvalho, Ricardo Mota, Mário Zambujal, Fernando Aguiar, Ana Filomena Amaral, André de Toledo Sader, Brasil, Júlio Silveira - Brasil, Julia Wong - Perú, Asiya Zahoor - Caxemira, Jan Carson - Irlanda do Norte, Zahra El Hasnaoui Ahmed - Sahara Ocidental, Maya Abu Alhayat - Palestina, Eun Hee-Kyung - Coreia, Ana Miranda - USA, Karla Suarez- Cuba, Andréa del Fuego - Brasil, Hélder Beja - Macau.
(…)
Nesta edição será atribuído o prémio literário FLII - Palavras de Fogo, para originais de autores até os 35 anos, de 7500 euros assumido pelo Ministério da Cultura, através da Direção Regional de Cultura do Centro, e durante o mês de junho haverá uma residência literária, tal como ficou previsto no lançamento do FLII- Palavras de Fogo.”

In: www.arte-via.org

 
Programa do Município de Penela
 

SEXTA-FEIRA, 14 DE JUNHO (PENELA)

15.00 - Exposição António Arnaut “O Homem e a Obra”, Sala de Exposições do Auditório Municipal

21.00 - Atuação da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Penelense, Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro

SÁBADO, 15 DE JUNHO (PENELA)

10.00 - Hora do Conto com Eunice Lourenço, Castelo de Penela

15.00 - Painel com os Escritores

Gonçalo M. Tavares, Maria Alzira Brum, Andrea del Fuego. Moderador: Paula Oliveira Guimarães

“Sinais de fogo, os homens se despedem, exaustos e tranquilos, destas cinzas frias. E o vento que essas cinzas nos dispersa não é de nós, mas é de quem reacende outros sinais ardendo na distância, um breve instante, gestos e palavras, ansiosas brasas que se apagam logo.” Sinais de Fogo, Jorge de Sena

Igreja do Convento de Santo António

17.30 - Sessão de cinema “José e Pilar”, Auditório Municipal

 DOMINGO, 16 DE JUNHO (ESPINHAL)

15.00 - Momento literário: Prosa/Poesia com Asiya Zahoor e João Rasteiro

17.00 - Momento cultural com grupo concelhio, Jardim das Gerações

 SEGUNDA FEIRA, 17 DE JUNHO (PENELA)

10.00 - À conversa com Afonso Cruz, Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut

 

 
 
 
 
O Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte realizar, amanhã, 7 de junho, na Biblioteca Municipal António Arnaut - Penela, a Convenção PENSAR & AGIR - Em Saúde de Proximidade, uma iniciativa que desafia à reflexão conjunta dos intervenientes da comunidade local e dos serviços de saúde numa perspetiva de futuro, capaz de definir caminhos de superação das dificuldades sentidas nesta vasta zona do interior da região Centro. Durante a convenção serão assinalados os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde através da evocação da memória do seu criador, Dr. António Arnaut, com uma exposição e apresentação do seu legado.
 
Do programa constam ainda dois painéis dedicados aos temas “Descentralização de Competências da Saúde para as Autarquias” e “Promoção da Saúde no Ciclo da Vida”.
 
Programa:

09h00 – Abertura do Secretariado
09h30 – Sessão Solene e Abertura de Exposição, seguida de momento evocativo ao Dr. António Arnaut
Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela
Avelino Pedroso, Diretor ACesPIN
Luís Antunes, Presidente do Conselho da Comunidade ACesPIN
Representante do Ministério da Saúde

Coffee break

10h30 – 1º Painel: Descentralização de Competências da Saúde para as Autarquias
Moderador: Sansão Coelho 
João Rodrigues, Vice-Presidente da ARSC
Carlos Alexandrino, Presidente da CIM-Região de Coimbra
Raul de Castro, Presidente da CIM-Região de Leiria
Ricardo Matos, Representante da Ordem dos Enfermeiros 
Representante da Ordem dos Médicos
Debate

12h45 – Pausa para almoço (livre)

14h30 – 2º Painel: Promoção da Saúde no Ciclo da Vida
Moderador: Raúl A. Martins 
“Programa Promoção da Saúde – Determinantes de Saúde, Promoção da Alimentação Saudável e da Atividade Física”, Ilídia Duarte
“Projeto Like Saúde”, Ana Soledade
“Projeto Asas do Tempo”, Associação Tempos Brilhantes 
“Associação Voluntariado”, Luís Ferreira 
Debate

17h30 – Encerramento