Esta rede de bibliotecas abrange as bibliotecas do concelho de Penela, distrito de Coimbra.
É resultado de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos, num trabalho articulado entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do Concelho, quer ao nível do desenvolvimento de projetos – Momentos de leitura, exposições, feiras do livro, oficinas, encontro com escritores, debates, bem como de outros projetos de colaboração ao nível da dinamização e motivação para a leitura, apoio ao currículo e desenvolvimento da literacia da informação.
A rede tem uma índole concelhia e define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o desenvolvimento da ligação entre as várias bibliotecas do concelho e otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva. A sua concretização estabelece-se na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização das bibliotecas, numa política coordenada de aquisições e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente no cumprimento de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados e tendo como instrumento de trabalho o Catálogo Coletivo Concelhio.
Missão
A missão desta rede de bibliotecas é promover o desenvolvimento de projetos/atividades concertadas mediante uma estratégia de rentabilização e de partilha de recursos e de trabalho colaborativo entre as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal.
Objetivos
No cumprimento da sua missão, a Rede de Bibliotecas de Penela tem como desafio a construção de uma plataforma interativa digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem.
Dos objetivos a que nos propomos salientamos:
- Criação de um Portal, que funcione como plataforma interativa, que efetive o acesso à informação em diversos suportes e estimule a produção e difusão das ações desenvolvidas colaborativamente, estimulando a partilha e a cooperação, de modo a divulgar e ampliar a Rede de Bibliotecas Escolares.
- Enriquecimento do Catálogo Coletivo e sua disponibilização online, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da coleção ao nível concelhio;
- Fomento de uma política coordenada de aquisições que visem a otimização de recursos, o incentivo ao empréstimo interbibliotecário e a dinamização de ações que promovam a literacia da informação e incentivem a leitura e a escrita criativa.
- Promoção da cooperação e do acesso aos recursos de informação, num quadro de gestão eficiente e eficaz dos recursos documentais disponíveis na rede.
- Empréstimo interbibliotecas que consiste no empréstimo de recursos documentais entre as bibliotecas da Rede Concelhia, potenciando e rentabilizando assim os recursos documentais de cada biblioteca.
- A rede foi constituída em Abril de 2008
- O Portal foi lançado em 2014
Está demonstrado que, quando professores e bibliotecários trabalham em conjunto, os estudantes atingem maiores níveis de literacia, leitura, capacidade de resolução de problemas bem como adquirem competências de informação e comunicação. [Manifesto das Bibliotecas Escolares da IFLA/UNESCO]