Apresentação da Rede

Esta rede de bibliotecas abrange as bibliotecas do concelho de Penela, distrito de Coimbra. É resultado de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos, num trabalho articulado entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do Concelho.

Objectivos:

  • Enriquecimento do Catálogo Coletivo e sua disponibilização online, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da coleção ao nível concelhio.
  • Promoção da cooperação e do acesso aos recursos de informação, num quadro de gestão eficiente e eficaz dos recursos documentais disponíveis na rede.
  • Empréstimo interbibliotecas que consiste no empréstimo de recursos documentais entre as bibliotecas da Rede, potenciando e rentabilizando assim os recursos documentais de cada biblioteca.

Fale connosco

Contacte-nos

 
 
 
 
O Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte realizar, amanhã, 7 de junho, na Biblioteca Municipal António Arnaut - Penela, a Convenção PENSAR & AGIR - Em Saúde de Proximidade, uma iniciativa que desafia à reflexão conjunta dos intervenientes da comunidade local e dos serviços de saúde numa perspetiva de futuro, capaz de definir caminhos de superação das dificuldades sentidas nesta vasta zona do interior da região Centro. Durante a convenção serão assinalados os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde através da evocação da memória do seu criador, Dr. António Arnaut, com uma exposição e apresentação do seu legado.
 
Do programa constam ainda dois painéis dedicados aos temas “Descentralização de Competências da Saúde para as Autarquias” e “Promoção da Saúde no Ciclo da Vida”.
 
Programa:

09h00 – Abertura do Secretariado
09h30 – Sessão Solene e Abertura de Exposição, seguida de momento evocativo ao Dr. António Arnaut
Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela
Avelino Pedroso, Diretor ACesPIN
Luís Antunes, Presidente do Conselho da Comunidade ACesPIN
Representante do Ministério da Saúde

Coffee break

10h30 – 1º Painel: Descentralização de Competências da Saúde para as Autarquias
Moderador: Sansão Coelho 
João Rodrigues, Vice-Presidente da ARSC
Carlos Alexandrino, Presidente da CIM-Região de Coimbra
Raul de Castro, Presidente da CIM-Região de Leiria
Ricardo Matos, Representante da Ordem dos Enfermeiros 
Representante da Ordem dos Médicos
Debate

12h45 – Pausa para almoço (livre)

14h30 – 2º Painel: Promoção da Saúde no Ciclo da Vida
Moderador: Raúl A. Martins 
“Programa Promoção da Saúde – Determinantes de Saúde, Promoção da Alimentação Saudável e da Atividade Física”, Ilídia Duarte
“Projeto Like Saúde”, Ana Soledade
“Projeto Asas do Tempo”, Associação Tempos Brilhantes 
“Associação Voluntariado”, Luís Ferreira 
Debate

17h30 – Encerramento